Busca avançada
Ano de início
Entree

A agricultura urbana e periurbana e seus efeitos na intensidade da ilha de calor urbana em Florianópolis - SC

Processo: 18/08308-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim
Beneficiário:Gustavo Henrique Pereira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Microclima urbano   Agricultura urbana   Temperatura   Umidade relativa do ar   Ilhas de calor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura urbana e periurbana | clima urbano | Florianópolis | Clima urbano

Resumo

O crescimento das cidades brasileiras, principalmente a partir da década de 1960, associado a um planejamento ineficiente, ocasionou inúmeros problemas ambientais que recaem sobre a qualidade de vida da população. Tendo como base a proposta teórica e metodológica do Sistema Clima Urbano (MONTEIRO, 1976), este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da agricultura urbana e periurbana no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, no que se refere às condições de temperatura e umidade, principais elementos climáticos responsáveis pelo conforto térmico. Para isso serão tratadas e analisadas as imagens do satélite Landsat 8 com o propósito de se obter as temperaturas da superfície e o índice de vegetação normalizada (NDVI), que servirão de base para a seleção de pontos para a instalação dos sensores de temperatura e umidade do ar para se compreender o padrão em termos de aumento ou de diminuição desses elementos do clima no decorrer do dia. A utilização desses dois procedimentos (medição em pontos fixos e sensoriamento remoto) auxiliará no conhecimento detalhado dos ambientes urbanos, possibilitando a identificação dos locais na cidade que se apresentam mais aquecidos e qual o papel das áreas utilizadas para a agricultura urbana e periurbana nas características da temperatura e umidade do ar. Espera-se ao final da pesquisa diagnosticar os efeitos das atividades de agricultura urbana e periurbana na amenização da intensidade das ilhas de calor urbana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gustavo Henrique Pereira da. Os efeitos de áreas agrícolas urbanas na intensidade das ilhas de calor em Florianópolis - SC. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.