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Modelagem matemática na educação básica: um olhar para as atividades desenvolvidas em sala de aula

Processo: 18/03647-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula dos Santos Malheiros
Beneficiário:Milena Kemy Sujimoto de Aguiar
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação escolar básica   Ensino fundamental   Modelos matemáticos   Formação continuada do professor   Práticas pedagógicas   Material didático   Sala de aula
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos Finais do Ensino Fundamental | Atividades de Modelagem | Modelagem em Educação Matemática | Educação Matemática

Resumo

A Modelagem Matemática, que pode ser caracterizada como uma estratégia pedagógica, no contexto da Educação Matemática, é investigada no Brasil desde a década de 1970 e passou a fazer parte dos documentos oficiais do Ministério da Educação em 2006. Entretanto, pesquisas têm destacado as dificuldades dos professores, principalmente da Educação Básica, em levar a Modelagem para as aulas de Matemática. Dentre os obstáculos evidenciados está a dificuldade em cumprir o currículo, principalmente nas escolas nas quais o material didático é de uso obrigatório, como os conhecidos Caderninhos nas escolas públicas do estado de São Paulo, independente de cada realidade escolar. Considerando tal cenário, esta pesquisa, em nível de Iniciação Científica, tem por objetivo principal analisar as atividades de Modelagem que estão presentes na literatura nacional da área, considerando os anos finais do Ensino Fundamental. Especificamente, seus objetivos são, além de identificar atividades propostas para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, relaciona-las e/ou adapta-las com os presentes nos Caderninhos. Tal estudo será baseado no paradigma qualitativo e espera-se que ao final tenhamos um acervo de atividades, que poderão ser futuramente utilizadas em cursos de formação inicial e continuada de professores, assim como divulgadas por meio de trabalhos em eventos e artigos científicos. (AU)

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