Busca avançada
Ano de início
Entree

A população de Tivela mactroides (Born, 1778) na Enseada de Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo: monitoramento e análise de ameaças

Processo: 17/19156-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Juliana Nascimento Silva
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Monitoramento ambiental   Conservação dos recursos naturais   Qualidade ambiental   Praias   Tivela mactroides   Caraguatatuba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ameaças | Conservação | gestão | Monitoramento | Politicas Públicas | Tivela mactroides | Ecologia e gestão de praias arenosas

Resumo

A ocupação da zona costeira no Brasil vem se intensificando nas últimas décadas. Um exemplo de organismo de zona costeira submetido às pressões resultantes desse processo de ocupação é o bivalve Tivela mactroides (Born, 1778). Devido ao seu hábito filtrador, os bivalves acumulam compostos químicos em seus tecidos ao longo do seu ciclo de vida e podem transmitir esses contaminantes através da teia trófica. Na Enseada de Caraguatatuba essa espécie é um recurso importante para a recreação, a subsistência e como insumo econômico para turistas e moradores. O presente estudo tem como objetivo geral utilizar ferramentas e modelos de gestão para subsidiar os agentes de decisão e orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias ligadas a manutenção da qualidade ambiental da praia, com foco no manejo e na conservação da população de T. mactroides na Enseada. Serão realizados levantamentos sobre a variação temporal na história de vida da população de T. mactroides na área de estudo e identificados fatores que podem impactar essa população. Com essas informações e com base em dados da literatura disponível sobre o assunto e entrevistas com especialistas, serão utilizados os modelos SWOT e DPSIR para identificar pressões, impactos, lacunas de políticas públicas e oportunidades relacionadas a população de T. mactroides no local considerando dois cenários: 1) de conservação e 2) de manejo da espécie como um recurso sociocultural. Com isso espera propor ações tanto da sociedade quanto do poder público para a conservação e manejo dessa espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Juliana Nascimento. Análise dos riscos aos serviços ecossistêmicos prestados pela biodiversidade de praias arenosas: um estudo de caso com a gestão do bivalve Tivela mactroides na Enseada de Caraguatatuba (São Paulo - Brasil). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.