Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência Digital Internacional: Desenvolvimento e Validação de Escala

Processo: 18/09113-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Fernanda Cecília Ribeiro Cahen
Beneficiário:Fernanda Cecília Ribeiro Cahen
Pesquisador Anfitrião: Dr. Helena Yli-Renko
Instituição Sede: Centro Universitário FEI (UNIFEI). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Assunto(s):Negócios internacionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:digital companies | international digital competence | Internationalization | Negócios Internacionais

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver e validar uma escala para medir o novo construto de competência digital internacional (IDC) como uma competência na estratégia internacional da empresa. As empresas digitais vêm criando novas formas de acessar mercados internacionais que podem tornar a presença física no exterior menos fundamental. A dimensão digital dessas empresas permitiu romper o nexo operacional entre as vendas externas e o investimento direto externo (IDE), produzindo assim diferentes formas de se internacionalizar em comparação com as multinacionais baseadas em produtos. Este projeto reflete um trabalho em andamento; articulamos um conjunto de capacidades que permitem a internacionalização de empresas digitais sem IDE ou com ativos externos limitados caracterizados por modos de entrada não-patrimoniais. Com base nessa articulação, conceituamos um novo construto, a competência digital internacional (IDC). O objetivo aqui é desenvolver e validar uma escala para medir esse construto. Diversos procedimentos psicométricos serão adotados, como especificação e refinamento do construto IDC, geração e refinamento de itens para mensurar cada dimensão do construto, especificação formal do modelo de mensuração e séries de coleta de dados que serão aplicadas técnicas estatísticas multivariadas. A ambição dos resultados é validar a escala do IDC como um construto multidimensional refletido em um conjunto de quatro dimensões: habilidades de programação, redes virtuais, adaptabilidade monetização digital e inovação do modelo de negócios digital. Os resultados deste projeto têm implicações para pesquisas futuras no empreendedorismo internacional e ajudarão os empreendedores a desenvolver um comportamento mais assertivo na busca pela internacionalização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAHEN, FERNANDA; BORINI, FELIPE MENDES. International Digital Competence. JOURNAL OF INTERNATIONAL MANAGEMENT, v. 26, n. 1, . (18/09113-6)