Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento emocional na abordagem Pikler de crianças pequenas e o papel do educador

Processo: 17/26707-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cinthia Magda Fernandes Ariosi
Beneficiário:Michele da Silva Carlos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Professores   Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento emocional   Emoções   Autonomia da vontade   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Pikler | Desenvolvimento emocional | Emmi Pikler | Emoções | Sentimentos | Educação infantil

Resumo

O desenvolvimento emocional saudável é muito importante na abordagem Pikler, porém é preciso identificar como essa médica tratou essa questão. O objetivo deste projeto é investigar como acontece o desenvolvimento emocional (emoções e sentimentos) das crianças de 0 a 3 anos e qual o papel do educador para esse processo, segundo Emmi Pikler. Para obtenção dos dados será desenvolvida uma pesquisa na base de dados da Capes, serão propostos questionários aos educadores e membros da Rede Pikler Brasil e pesquisa em livros e textos sobre a abordagem. Acredita-se que Emmi Pìkler considerava relevante a participação do adulto estável emocional nas interações com as crianças pequenas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)