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Das novas figurações ao pop expandido: o diálogo entre artistas brasileiros e argentinos em exposições de arte pop global

Processo: 17/23149-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Nelson Alfredo Aguilar
Beneficiário:Alexandre Pedro de Medeiros
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Exposições de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte argentina contemporânea | Arte Brasileira Contemporânea | Arte pop global | exposições de arte | História das Exposições | História da Arte

Resumo

As exposições International Pop (Walker Art Center, Minneapolis, 2015-2016) e The World Goes Pop (Tate Modern, Londres, 2015-2016) reabriram a discussão sobre a arte pop e a apresentaram enquanto um fenômeno global. Essas mostras, nas quais estiveram presentes ao todo em torno de 300 obras de artistas de mais de 30 países, como Brasil e Argentina, buscaram introduzir ao público a produção de artistas até então não incluídos no cânone da pop e propor diálogos com ele a partir de uma experiência comum identificada com o "retorno" à figuração, sobretudo na pintura, a apropriação de imagens através do readymade visual, de técnicas e materiais dos meios de comunicação de massa e também de objetos da vida cotidiana. Este projeto de pesquisa de doutorado almeja analisar criticamente essas exposições como núcleos irradiadores de questões teóricas, históricas e críticas relativas à produção artística de brasileiros e argentinos de meados dos anos 1960 ao início dos anos 1970 que tem sido lida na chave da pop, principalmente àqueles trabalhos participantes das mostras. Buscar-se-á também explorar possíveis diálogos propostos no interior dessas mostras entre os artistas das duas nacionalidades destacadas, os quais têm sido desde os anos 1960, em maior ou menor grau dependendo do momento e dos interesses envolvidos, relacionadas a uma estética pop. Propõe-se investigar esses eventos como espaços de circulação e de fabricação de discursos sobre a arte, isto é, como dispositivos de mediação, que a partir das histórias das exposições pode ser compreendida como ocasião do contato entre a produção artística e o público. A partir disso, são abordadas as configurações espaciais nas quais esse contato se dá tendo em conta o discurso curatorial que o programa. Ambas as mostras de arte pop global intentaram considerar as especificidades locais de cada um dos trabalhos selecionados por seus curadores, mas em alguns momentos percebemos uma distância entre aquilo que elas queriam ser (tese curatorial) e aquilo que elas foram (experiência estética).

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