Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da IFI16 na gênese e no desenvolvimento da lesão periapical induzida em camundongos

Processo: 18/04708-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Raquel Assed Bezerra da Silva
Beneficiário:Amily Zamprogno Córdoba
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Lesões periapicais   Interferon gama   Camundongos   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camundongo | Ifi16 | Imunomarcação | Lesão Periapical | Odontopediatria

Resumo

A IFI16 (proteína induzível - interferon gamma - 16) é uma proteína multifuncional intracelular que tem como um de seus principais papéis a detecção de DNA de patógenos no interior do núcleo. Ela funciona como um sensor de reconhecimento intracelular que desencadeia respostas inflamatórias contra o DNA do hospedeiro e microrganismos. Ela pode estar associada também a níveis mais elevados de microrganismos periodontais e ao aumento na porcentagem dos parâmetros clínicos da doença periodontal. Embora existam trabalhos demonstrando a participação da IFI16 na doença periodontal, até o momento não foram realizados estudos que avaliassem a presença de IFI16 no desenvolvimento da lesão periapical. Assim, o objetivo desse estudo será avaliar a participação da IFI16 e IFN-±/²/³ na gênese e no desenvolvimento da lesão periapical induzida em dentes de camundongos por meio de análises histológica e imunohistoquímica. De um total de 65 camundongos C57BL/6, será realizada a indução da lesão periapical nos primeiros molares inferiores em 40 deles divididos nos períodos experimentais de 2, 7, 14, 28 e 42 dias. 8 animais do grupo experimental e 5 animais do grupo controle serão eutanasiados e os espécimes submetidos ao processamento histotécnico para a descrição do canal radicular e das regiões apical e periapical em cortes corados com HE, sob microscopia convencional, além da imunomarcação para a identificação da IFI16 e IFN-±/²/³. Os dados serão analisados com o auxílio do Graph Pad Prism 5, utilizando os testes adequados para cada uma das avaliações. O nível de significância adotado será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUCINELLI, CAROLINA MASCHIETTO; LIMA, RICARDO B.; ALMEIDA, LANA K. Y.; LUCISANO, MARILIA P.; CORDOBA, AMILY Z.; MARCHESAN, JULIE T.; DA SILVA, LEA A. B.; DA SILVA, RAQUEL A. B.. Interferon-gamma inducible protein 16 and type I interferon receptors expression in experimental apical periodontitis induced in wild-type mice. International Endodontic Journal, v. 55, n. 10, p. 11-pg., . (18/04708-1)