Busca avançada
Ano de início
Entree

A revisitação do paganismo pela extrema direita francesa nas páginas da Revista Terre et Peuple (1997 - 2015)

Processo: 17/26672-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Glaydson José da Silva
Beneficiário:Victor Barone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Extrema direita   Paganismo   Racismo   Xenofobia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extrema Direita | Neo-paganismo | Nouvelle Droite | paganismo | Terre et Peuple | Usos da História Antiga na História Contemporânea para justificar ideários Políticos.

Resumo

O grupo em foco, integrante da extrema-direita francesa, se manifesta através de publicações acadêmicas na revista trimestral Terre et Peuple (Terra e Povo), construindo nesse magazine o seu ideário de história e de política. A fim de justificar academicamente seus ideais racistas e xenofóbicos, o grupo se vale fortemente da História Antiga, muitas vezes entendida como História Nacional, para construir uma Identidade Nacional da França e assim preservar a sua crença na primazia da raça branca. Esse fato, por sua vez, acarreta revolver, não só à estrutura social e a aspectos culturais dos povos indo-europeus (encarados como raiz étnica do "francês puro"), mas também à religiosidade pagã dessas sociedades Antigas. É esse aspecto em especial que esta pesquisa pretende abarcar: A Revisitação do paganismo pela Nouvelle Droite, manifesta no periódico Terre et Peuple.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)