Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Efeitos do uso de concentrado proteico de ervilha nas propriedades de barreira de micropartículas contendo d-limoneno produzidas por spray drying

Processo: 18/16176-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Miriam Dupas Hubinger
Beneficiário:Cristhian Rafael Lopes Francisco
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Porosidade

Resumo

A técnica de spray drying tem sido comumente utilizada na encapsulação de ingredientes naturais, como aromas e corantes, viabilizando aplicações em escala industrial. Entretanto, os estudos de encapsulação já realizados apenas avaliam a matriz a fim de verificar sua eficiência na proteção do composto ativo, sem de fato compreender como a barreira é formada e qual é a sua influência na estabilidade do material encapsulado. No caso de sistemas particulados, devido à dificuldade de análise, pouco é estudado em relação às propriedades de barreira da matriz formada. Este projeto propõe avaliar o efeito do sistema particulado formado (fase lipídica e parede) nas propriedades de barreira de micropartículas obtidas por spray drying. Concentrado proteico de ervilha será utilizado em conjunto com maltodextrina de modo a avaliar o seu efeito na migração de compostos voláteis de óleo essencial de laranja microencapsulado. As propriedades de barreira das micropartículas serão avaliadas através de suas propriedades físico-químicas, determinadas por análises de DSC, FTIR, difração de raios-x e espectroscopia de vida de aniquilação de pósitrons (PALS), que serão correlacionadas com ensaios de liberação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, CRISTHIAN RAFAEL LOPES; DE OLIVEIRA JUNIOR, FERNANDO DIVINO; MARIN, GABRIELI; ALVIM, IZABELA DUTRA; HUBINGER, MIRIAM DUPAS. Plant proteins at low concentrations as natural emulsifiers for an effective orange essential oil microencapsulation by spray drying. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 607, DEC 20 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Cristhian Rafael Lopes. Efeitos do uso de concentrado proteico de ervilha nas propriedades de barreira de micropartículas contendo d-limoneno produzidas por spray drying. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.