Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos níveis de dificuldades de narrativas para avaliar leitura generalizada

Processo: 18/20085-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Lauren Cristine Aguiar Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Compreensão da leitura   Habilidades para leitura   Fluência   Narrativa   Escola pública   Escola particular   Ensino fundamental   Análise do comportamento aplicada   Avaliação de necessidades educacionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dificuldade do material textual | Fluência | leitura generalizada | Narrativas | programas de ensino | Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

A fluência de leitura, definida pela razão entre o número de palavras lidas corretamente e o tempo despendido, está diretamente relacionada com a compreensão textual. Considerando que o nível de dificuldade do material textual afeta a fluência em leitura e sua compreensão, este trabalho objetiva avaliar o nível de dificuldade de narrativas elaboradas de acordo com as quatro unidades de um programa de ensino de leitura de palavras (ALEPP®), classificá-las em ordem crescente de dificuldade e verificar se há diferença na leitura das narrativas entre crianças de escola pública e particular. Participarão deste estudo 60 crianças, sendo 30 do ensino público (G1) e 30 do particular (G2), todas do 3o. ano do Ensino Fundamental, leitoras e sem diagnóstico de necessidades educacionais especiais. Serão adotadas quatro narrativas com a mesma quantidade de repetição de palavras-alvo ensinadas pelo ALEPP® e o procedimento será dividido em etapas: Etapa de Triagem: seleção da amostra dos alunos leitores; leitura de um dos dois livros da Coleção Estrelinha 1 serão subdivididos nos grupos (G1 e G2), sendo cinco de cada sala; leitura das quatro narrativas do ALEPP®, na mesma ordem para todos os participantes, seguida da avaliação da fluência e compreensão leitora. Será calculada a média de todas as medidas obtidas individualmente, para cada uma das quatro narrativas, considerando os dois grupos de participantes e serão comparadas estatisticamente. Se houver diferença no nível de dificuldade das fichas, isso poderá incidir sobre a ordem de exposição às unidades de ensino do ALEPP®.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)