Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a amplitude de movimento da articulação tibiotársica de indivíduos diabéticos e a circulação sanguínea

Processo: 18/18194-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Elaine Caldeira de Oliveira Guirro
Beneficiário:Catarina Clapis Zordão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Diabetes mellitus   Amplitude de movimento articular   Articulação do tornozelo   Neuropatias diabéticas   Circulação sanguínea   Ultrassom   Termografia   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulação do Tornozelo | Diabetes Melittus | Fisioterapia | Fisioterapia

Resumo

Contextualização: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença de grande incidência, e um dos principais problemas de saúde no mundo, tendo como complicações o déficit no desempenho funcional dos membros inferiores, além de ser um forte preditor delimitações funcionais. Os indivíduos acometidos pelo diabetes apresentam predisposição a redução da mobilidade da articulação tíbiotársica e comprometimentos da circulação sanguínea. Objetivo: Avaliar a relação entre a amplitude de movimento e a circulação sanguínea do membro inferior na articulação tíbiotársica em indivíduos com neuropatia diabética. Método: Serão avaliados 25 voluntários com faixa etária entre 35 a 65 anos, portadores de DM tipo 2 e limitação da amplitude da articulação tíbio-társica, de ambos os sexos, divididos em um único grupo que serão submetidas as avaliações. A análise do fluxo sanguíneo arterial, bem como o índice tornozelo braço, serão avaliados por meio do Ultrassom Doppler, a circulação superficial por meio de termografia, e a amplitude de movimento articular por goniometria digital. Análise Estatística: Para análise dos dados, será utilizado teste de normalidade para se verificar a distribuição dos dados e teste estatístico condizente para as devidas comparações intragrupo, e será adotado um nível de significância de 5%. Resultados Esperados: Os dados obtidos no estudo visam demonstrar a relação entre a amplitude de movimento articular e a circulação sanguínea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CATARINA CLAPIS ZORDÃO; ALINE GOBBI; ANDRÉ TIMÓTEO SAPALO; GABRIELA DE CARVALHO; RINALDO ROBERTO DE JESUS GUIRRO; ELAINE CALDEIRA DE OLIVEIRA GUIRRO. Correlation between the range of motion of the tibiotarsal joint and blood circulation in the lower limbs in diabetic individuals. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 68, n. 3, p. 356-361, . (18/18194-0)