Busca avançada
Ano de início
Entree

Da província à cena nacional: o modernismo mineiro nos periódicos A Revista (Belo Horizonte, 1925-1926) e Verde (Cataguases, 1927-1928;1929)

Processo: 18/14554-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Tania Regina de Luca
Beneficiário:Luciana Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Modernismo   Modernismo no Brasil   Imprensa   Revistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Imprensa | Modernismo Mineiro | Revistas Modernistas | História da imprensa

Resumo

O movimento modernista brasileiro foi construído coletivamente na sucessão de ideais, grupos e periódicos que surgiram ao longo da década de 1920, caminho pelo qual o icônico evento paulista de 1922 desdobrou-se e firmou raízes em outras partes do país. Por ser um meio de divulgação ágil e capaz de acompanhar a mutabilidade das ideias modernistas, as revistas tornaram-se o porta-voz por excelência do movimento, sendo uma importante fonte para seu estudo. Deste quadro de revistas modernistas, há uma pluralidade de projetos que respondem às questões e desafios próprios de seu tempo e espaço nesta conjunção construtiva do movimento e, neste sentido, o estado de Minas Gerais foi cenário de dois importantes periódicos: A Revista (Belo Horizonte, 1925-1926) e Verde (Cataguases, 1927-1928;1929) que, em conjunto, desenharam as experiências plurais do modernismo provinciano. Analisá-las de maneira sistemática e sem perder de vista que as características internas dos periódicos dialogavam com o contexto histórico no qual surgiram e, ainda, com as demais revistas que lhes eram contemporâneas, constitui-se numa tarefa que poderá colaborar para redimensionar suas atuações no interior do movimento modernista. Já a investigação dos espaços de sociabilidade do modernismo mineiro poderá esclarecer uma conjuntura que envolveu diferentes atores, ideias e grupos num complexo jogo de aproximações, tensões e trocas neste projeto amplo de (re)construção da cultura e literatura nacional, o modernismo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Luciana. Os debates sobre o modernismo nos periódicos A Revista (Belo Horizonte, 1925-1926) e Verde (Cataguases, 1927-1928;1929). 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.