Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas de mineração para predição da adsorção de fósforo em áreas cultivadas com cana-de-açúcar

Processo: 18/12279-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Jeison Andrey Sánchez Parra
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Características do solo   Macronutrientes   Adsorção   Fósforo   Mineralogia do solo   Mineração de dados

Resumo

A disposição de macronutrientes como o fósforo no solo é um fator determinante no crescimento de espécies vegetais. A adsorção de fósforo é caracterizada por diferentes atributos e pelos processos naturais de exposição no solo, que por fim, são expressos em banco de dados de difícil interpretação, no qual são imprescindíveis o emprego de metodologias eficientes para extração de conhecimento, como é o caso da mineração de dados. Dessa maneira, o objetivo deste estudo será a aplicação de técnicas de mineração de dados para predição da adsorção de fósforo no solo em diferentes formas do relevo de áreas cultivadas com cana-de-açúcar. A caraterização foi realizada em áreas agrícolas de cana-de-açúcar na região de Catanduva, estado de São Paulo, em duas parcelas de um hectare, cujas práticas agrícolas foram idênticas ao longo dos anos, sendo uma em área côncava de um relevo e a outra em área convexa adjacente ao relevo. Em cada área foi instalada uma malha amostral contendo 121 pontos com espaçamento de 10 x 10m, onde foram coletas amostras de solo para determinação de atributos físicos, químicos e mineralógicos do solo. A partir do banco de dados obtido pelo grupo de pesquisa do Departamento de Solos e Adubos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal serão empregadas técnicas de mineração de dados, tais como: classificação e regressão, para predizer a adsorção de fósforo no solo, a partir das variáveis determinadas no solo. Ao final do projeto, espera-se obter um modelo com elevado potencial preditivo que permita a tomada de decisão de forma rápida e precisa no que diz respeito à adsorção de fósforo no solo. Além disso, pretende-se identificar o grau de importância de cada variável analisada, de forma a estabelecer os atributos principais e secundários no processo de adsorção do fósforo no solo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PARRA, Jeison Andrey Sánchez. Modelo preditivo de adsorção de fósforo em áreas cultivadas com cana-de-açúcar utilizando técnicas de mineração de dados. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.