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Percepção e empatia dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas

Processo: 18/10524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Paulo Eduardo de Souza Crescêncio
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Estudantes de enfermagem   Empatia   Simulação (aprendizagem)   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | empatia | Enfermagem | Laboratório | Paciente Simulado | Simulação | Educação em Enfermagem

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral avaliar a percepção e a empatia dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas e como objetivos específicos 1) Verificar como os estudantes se percebem no papel de paciente durante a atividade simulada; 2) Mensurar a empatia dos estudantes que desempenharam papel de paciente simulado. Metodologia: Trata-se de um estudo misto, a ser realizado entre 30 estudantes de graduação da área da saúde de uma universidade pública do estado de São Paulo, inscritos num workshop sobre o assunto, a ser oferecido. Os estudantes participarão do workshop de forma de forma presencial (participação em cenários clínicos simulados). Durante as atividades, serão capacitados para atuarem como pacientes simulados e na sequência será verificado sua percepção desse papel e níveis de empatia. Para mensurar os objetivos propostos serão utilizados instrumento de caracterização e Inventario de Empatia (Falconi, 2008). A percepção dos estudantes será identificada em grupo focal. Os dados quantitativos de caracterização dos sujeitos e do IE (Falconi, 2008) serão analisados por estatística descritiva e testes paramétricos e não paramétricos e os dados qualitativos do grupo focal, será analisado por análise de conteúdo. Este projeto será submetido ao Comitê de Ética da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Será utilizado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O consentimento para uso do IE (Falconi, 2008) foi obtido pelos pesquisadores.

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