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Simulação no ensino da assistência ao parto: avaliação da autoconfiança do graduando em medicina

Processo: 18/15656-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Beneficiário:Carolina Matos de Proença
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Estudantes de medicina   Simulação (aprendizagem)   Assistência médica   Autoconfiança   Inquéritos e questionários   Parto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistência ao Parto | Educação Médica | parto | questionários | Simulação | Educação Médica

Resumo

O crescente interesse nas simulações em Medicina, particularmente em Obstetrícia deriva de mudanças contemporâneas na educação médica, bem como da necessidade de garantir a segurança da paciente. Objetivos: Desenvolver cenários de simulação da assistência ao parto para aprimorar o ensino da obstetrícia e avaliar a aquisição da autoconfiança dos alunos de graduação em medicina. Métodos: Trata-se de pesquisa do tipo aplicada, de desenvolvimento de cenários de assistência ao parto e manejo de complicações, utilizando recursos de simulação, a ser disponibilizado no Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Helena Nader - CEHS - da UNIFESP. O curso para a graduação pretende capacitar o aluno para adquirir competências práticas na assistência ao parto vaginal, reconhecendo complicações mais frequentes e o seu manejo. O curso está estruturado em módulos. Cada módulo será aplicado em ambientes de simulação, no CEHS, utilizando-se modelos de baixa e alta fidelidade. Serão desenvolvidos cenários com as principais situações clínicas e obstétricas, envolvendo a assistência ao parto, com auxílio de atrizes e desenvolvimento de formulários com itens para conferência das tarefas a serem efetuadas. Os graduandos do quinto ano de medicina serão participantes da pesquisa e vão responder questionários de autoconfiança antes e depois das simulações. O instrumento é constituído por 29 itens categorizáveis em cinco categorias, cada item respondido de acordo com uma escala de cinco pontos de Likert (discordo plenamente, descordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente e concordo plenamente). O tamanho da amostra será de 100 participantes. As variáveis serão analisadas descritiva e quantitativamente, isto é, serão examinados a caracterização dos participantes e os resultados dos questionários de autoconfiança, e, a além disso será feita análise quantitativa através da observação dos valores mínimos e máximos, do cálculo de medianas, médias e desvios-padrão.

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