Busca avançada
Ano de início
Entree

As potencialidades da ergonomia entre a vitalidade urbana e a caminhabilidade

Processo: 17/24998-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Roberta Consentino Kronka Mülfarth
Beneficiário:Andre Eiji Sato
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto ambiental   Ergonomia   Caminhada   Cidades   Pedestres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caminhabilidade | cidades | conforto ambiental | ergonomia | pedestres | Vitalidade urbana | Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Ergonomia

Resumo

Tendo em vista o aumento contínuo atual e futuro da população mundial urbana, urge-se que conceitos como de vitalidade urbana e caminhabilidade ganhem mais importância no campo da pesquisa científica na área de Arquitetura e Urbanismo como um significativo subsídio para projetos, planos e políticas urbanas. Se "sociedade" e "cidade" formam uma simbiose na qual uma dá forças à outra, necessita-se que elas se associem de forma mais sustentável no desenvolvimento de uma qualidade de vida urbana melhor e mais adequada tanto para hoje, mas, sobretudo, para amanhã. Sendo assim, assume-se que tanto a vitalidade urbana e a caminhabilidade são parâmetros de avaliação dessa qualidade de vida urbana e elas se acham principalmente no modo como a relação espaço (urbano) e corpo (humano) se materializa. É por tal razão que há um grande potencial do estudo da ergonomia para a pesquisa, já que é a ciência multidisciplinar voltada para o entendimento e a compreensão de como o ser humano se relaciona com e no meio físico. Configura-se, portanto, como objeto de estudo as potencialidades da ergonomia como elo entre vitalidade urbana e caminhabilidade. Delineia-se então, o objetivo principal: criar uma sistematização das variáveis de qualidades espaciais e os seus respectivos graus de incidência no espaço tidos a partir da ergonomia elencada entre vitalidade urbana e caminhabilidade, para assim, fundamentar e embasar o exercício teórico e prático de avaliação qualitativa do uso efetivo dos espaços públicos urbanos da cidade de São Paulo por pedestres. Sendo assim, dada a temática emergente, espera-se contribuir cientificamente para a área da pesquisa e poder-se-ia configurar estudos analíticos sistematizados para servirem como ferramentas no subsídio de diretrizes de projeto, planejamento urbano e/ou de políticas públicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATO, Andre Eiji. Streetscapes para São Paulo: caminhabilidade & ergonomia.. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.