Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da maquiagem nas percepções e comportamentos de usuárias e terceiros

Processo: 18/16370-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jaroslava Varella Valentova
Beneficiário:Anthonieta Looman Mafra
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução   Psicologia evolucionista   Autoestima   Cultura   Autopercepção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atratividade Facial | Autoestima | autopercepção | Competição intrassexual | cultura | Evolução | Psicologia Evolucionista

Resumo

As alterações de aparência podem influenciar a vida pessoal (ex. autoestima), sexual (ex. acesso a parceiros desejáveis) e social (ex. percepção de prestígio em terceiros). Em comparação com rostos não maquiados, as mulheres maquiadas são avaliadas como mais atraentes, competentes e dominantes. Como maquiagem em mulheres comumente visa ressaltar atributos femininos, mulheres tendem a usá-la especialmente quando percebem maior competição, o que, muitas vezes, resulta em uma busca desenfreada pela beleza e gera sofrimento psíquico. Para uma investigação mais complexa acerca dos efeitos do uso de maquiagem em mulheres, o projeto foi dividido em três fases nas quais pretendemos investigar: I. diferenças interindividuais (ex. personalidade) relacionadas ao uso de maquiagem em mulheres; II. influência da maquiagem na autopercepção e no comportamento não verbal de mulheres durante aplicação de diferentes níveis de maquiagem; e III. influência de estímulos (fotografias e filmagens) com diferentes níveis de maquiagem na percepção de terceiros. Além de aumentar o acervo de estudos que tratam deste tema dentro da psicologia evolucionista e etologia, os quais possuem poucas investigações, conseguiremos verificar se autoestima, competição intrassexual, dentre outras características, são associados ao uso de maquiagem, podendo servir como base para influenciar positivamente a vida de mulheres via elucidações acerca influência da maquiagem sobre aspectos comportamentais e psicológicos femininos e de campanhas de incentivo à beleza natural.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; SILVA, CAIO S. A.; VARELLA, MARCO A. C.; VALENTOVA, JAROSLAVA V.. The contrasting effects of body image and self-esteem in the makeup usage. PLoS One, v. 17, n. 3, p. 11-pg., . (18/16370-5)
ANCHIETA, NATALIA MACHADO; MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; HOKAMA, ROBERTA TOKUMORI; CORREA VARELLA, MARCO ANTONIO; MELO, JAILSON DE ALMEIDA; DA SILVA, LUANA OLIVEIRA; ALVES DA SILVA, CAIO SANTOS; VALENTOVA, JAROSLAVA VARELLA. Makeup and Its Application Simulation Affect Women's Self-Perceptions. ARCHIVES OF SEXUAL BEHAVIOR, v. 50, n. 8, . (18/16370-5)
VALENTOVA, JAROSLAVA VARELLA; MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; VARELLA, MARCO ANTONIO CORREA. Enhancing the Evolutionary Science of Self-Presentation Modification. ARCHIVES OF SEXUAL BEHAVIOR, v. 51, n. 1, p. 6-pg., . (18/16370-5)
MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; CORREA VARELLA, MARCO ANTONIO; DEFELIPE, RENATA PEREIRA; ANCHIETA, NATALIA MACHADO; GRECCO DE ALMEIDA, CAROLINE APARECIDA; VALENTOVA, JAROSLAVA VARELLA. Makeup usage in women as a tactic to attract mates and compete with rivals. PERSONALITY AND INDIVIDUAL DIFFERENCES, v. 163, . (18/16370-5)
MAFRA, ANTHONIETA LOOMAN; DEFELIPE, RENATA PEREIRA; CORREA VARELLA, MARCO ANTONIO; TOWNSEND, JOHN M.; VALENTOVA, JAROSLAVA VARELLA. Mate value, intrasexual competition and sociosexual desire drive Brazilian women's well-being. EVOLUTIONARY HUMAN SCIENCES, v. 3, p. 14-pg., . (18/16370-5)