Controle de impedância em junta rotativa atuada por cabos aplicado a exercícios fi...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 19/00100-1 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de março de 2019 |
Vigência (Término): | 29 de fevereiro de 2020 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica |
Pesquisador responsável: | Carlos do Carmo Pagani Júnior |
Beneficiário: | Renato Matos de Oliveira |
Instituição-sede: | Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil |
Assunto(s): | Forças centrífugas Asas de aeronaves Rotor |
Resumo Este projeto de pesquisa representa a etapa inicial de um projeto que proporá o desenvolvimento de um mecanismo eletromecânico para aplicação em testes experimentais de bancada com pás rotativas em escala dinâmica. O mecanismo será equipado com pás flexíveis para estudar o efeito de forças centrífugas sobre o enrijecimento aparente das pás, e o consequente aumento nas frequências de ressonância dos modos de vibrar das pás. O mecanismo é adequado para a realização de testes experimentais para estudar o comportamento aeroelástico de um sistema de pás elásticas em condição de voo pairado. As principais atividades previstas neste projeto propõem o dimensionamento de um motor elétrico com base no cálculo do torque necessário para acionar o eixo do rotor, bem como a concepção e análise estrutural dos componentes estruturais e mecânicos do mecanismo. Os valores de torque aerodinâmico e potência mecânica serão obtidos pelo método Blade Element Momentum, que permite o cálculo aproximado do carregamento aerodinâmico (força e momento distribuídos) derivado da esteira induzida pelas pás rotativas. Os cálculos serão realizados considerando variações no número e dimensão das pás, bem como na velocidade de rotação do rotor, para se estabelecer condições críticas de uso do equipamento e definir os parâmetros de referência para o dimensionamento do projeto. | |