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O que pensam os pais de alunos do ensino médio público noturno sobre o futuro de seus filhos?

Processo: 18/23816-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Vera Lucia Trevisan de Souza
Beneficiário:Rômulo Lopes da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Ensino médio   Cotidiano escolar   Adolescência   Família   Pais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Ensino Médio | familia | psicologia escolar | Psicologia Escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa compõe o conjunto de investigações do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas - PROSPED - da linha Intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Vincula-se ao projeto mãe do grupo, intitulado "Contribuições da Psicologia Escolar Crítica à promoção do desenvolvimento de adolescentes". Trata-se de uma pesquisa-intervenção em que se adota como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vygotsky e seus leitores. Este estudo objetiva compreender os sentidos e significados atribuídos por pais/responsáveis ao futuro de seus filhos, alunos do ensino médio noturno de uma escola pública estadual. Espera-se, com o estudo, contribuir para a compreensão dos fatores que estão na base da aproximação e do distanciamento dos pais na vida escolar de seus filhos, e dos filhos dos conhecimentos escolarizados, notadamente ao que se refere à relação entre o futuro imaginado para os filhos e a vivência da escolarização pelos alunos e pelas famílias. Busca-se, ainda, fomentar a discussão sobre a importância do psicólogo escolar como profissional que promove possibilidades de atribuição de novos significados e sentidos à relação aluno-escola-família.

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