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Criação e manutenção de Página na Internet: Direitos e História indígena no Brasil"

Processo: 19/06655-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Camila Loureiro Dias
Beneficiário:Edvaldo de Matos Júnior
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/12386-4 - O Capítulo "Dos Índios": direitos, história e historiografia (1988-2018), AP.R
Assunto(s):Historiografia   Material didático   Direitos indígenas   História indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Indígenas | historiografia | material didático | História indígena

Resumo

É possível encontrar, na Internet, farto material sobre a situação dos povos indígenas no Brasil, veiculando dados sobre suas localizações, línguas, culturas e desafios contemporâneos. Um exemplo, entre tantos, é o site mantido pela organização não-governamental Instituto Socioambiental, que se tornou referência de pesquisa para especialistas e público em geral.1 No entanto, não é tão fácil encontrar páginas que organizem o material de maneira eficiente para uso em sala de aula, no ensino básico, especialmente voltado para a temática dos direitos indígenas. Sabe-se, por outro lado, que geralmente as condições de trabalho dos professores da educação básica, envolvendo muitas horas em sala de aula, não lhes oferece tempo suficiente para a preparação de material a ser utilizado com os estudantes. Por esse motivo, um dos objetivos desse projeto é a elaboração de uma página na Internet destinada a reunir e divulgar material sobre os direitos indígenas, organizado de modo que possa servir de subsídio para uso em sala de aula. A página ficará hospedada no site do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT/Unicamp) e será alimentada, ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, por material fornecido pelos pesquisadores envolvidos e por material reunido por meio de pesquisa a ser realizada pelo bolsista contemplado (convenções internacionais, textos constitucionais, instrumentos legais etc.). Serão incorporados também trabalhos selecionados de alunos do Mestrado Profissional em Ensino de História e dos alunos de Licenciatura em História da Unicamp, em forma de planos de aula e kits didáticos.

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