Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxigênio-ozonioterapia para tratamento de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico induzido em modelo in vitro animal

Processo: 18/24552-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Jéssica Rodrigues Orlandin
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Ozonioterapia   Acidente vascular cerebral   Hipóxia   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AVC Isquêmico | Estresse oxidativo | hipóxia | Ozonização celular | Ozonioterapia

Resumo

O Acidente Vascular Encefálico, ou AVE, é a patologia mais comum do sistema nervoso central em humanos, sendo a segunda causa de morte e incapacidades físicas e cognitivas em países em desenvolvimento. É uma doença vascular, que pode se apresentar na forma isquêmica ou hemorrágica, sendo a primeira mais comum. Embora ainda faltem estudos sobre a prevalência de AVC em animais, acredita-se que a patologia esteja se tornando cada vez mais comum, principalmente devido aos hábitos e idade progressiva de cães e gatos. O presente estudo tem como objetivo avaliar in vitro o efeito do tratamento com ozonioterapia após isquemia cerebral induzida. Células da linhagem de neuroblastoma (SH-SY5Y) foram cultivadas em placas de 96 micropoços e submetidas a 24 horas de hipóxia em uma câmara de cultura incubadora. Após esse período, as células foram tratadas por 24 horas com diferentes concentrações de ozônio. Por meio da análise metabólica celular, realizada por ensaio colorimétrico, foi possível observar que em concentrações mais elevadas, o ozônio exerce um efeito nocivo sobre essas células, enquanto em concentrações mais baixas proporcionou o crescimento celular, indicando um possível efeito neuro-regenerativo do ozônio. Foi realizado um estudo piloto in vivo, em 5 ratos, os quais foram submetidos à isquemia cerebral. Este estudo não terá continuidade devido ao alto índice de mortalidade, não permitindo a obtenção de muitos resultados. Propomos a realização de mais análises in vitro a fim de obter outros parâmetros que nos permitam definir uma faixa terapêutica ideal para o tratamento da isquemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORLANDIN, JESSICA RODRIGUES; PINTO SANTOS, SARAH INGRID; MACHADO, LUCIANA CRISTINA; NETO, PAULO FANTINATO; BRESSAN, FABIANA FERNANDES; GODOY PIERI, NAIRA CAROLINE; RECCHIA, KAIANA; COUTINHO, MELINE DE PAULA; FERREIRA PINTO, PRISCILLA AVELINO; SANTUCCI, ANNALISA; et al. Evaluation of targeted oxidative stress induced by oxygen-ozone in vitro after ischemic induction. Redox Report, v. 27, n. 1, p. 11-pg., . (18/24552-6)
ORLANDIN, JESSICA RODRIGUES; MACHADO, LUCIANA CRISTINA; AMBROSIO, CARLOS EDUARDO; TRAVAGLI, VALTER. Ozone and its derivatives in veterinary medicine: A careful appraisal. VETERINARY AND ANIMAL SCIENCE, v. 13, . (18/24552-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORLANDIN, Jéssica Rodrigues. Oxigênio-ozonioterapia para tratamento de Acidente Vascular Encefálico isquêmico induzido em modelo in vitro animal. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.