Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da formação de professores de ciências por meio de narrativas sobre a experiência com o PIBID

Processo: 19/03741-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina Buso Dornfeld
Beneficiário:Andressa Oliveira Cipriano
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Formação de professores   Narrativas pessoais   Ambiente escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiência escolar | Iniciação a docência | Pesquisa Narrativa | Formação de professores

Resumo

Uma das etapas essenciais para a compreensão do processo de formação de professores, é a do contato inicial do licenciando com a escola, ainda durante o curso de licenciatura. O acompanhamento deste estudante pode ser realizado de diversas formas. Nesta pesquisa, pretende-se utilizar a escrita narrativa, que se construída neste primeiro momento, permitirá a reflexão sobre esta experiência pelos pibidianos, mas também, compreender o ponto de vista destes professores em formação, suas expectativas, inseguranças e o processo de aprender a ser professor. Este projeto tem por objetivo geral analisar as narrativas elaboradas pelos pibidianos, licenciandos em Ciências Biológicas de uma IES do Noroeste Paulista e que serão elaboradas por meio das interpretações que os mesmos estão tendo no universo escolar, buscando na análise identificar suas experiências iniciais na escola, considerando a dimensão emocional pessoal e social, bem como da perspectiva. As narrativas elaboradas serão analisadas de acordo com o espaço tridimensional que caracteriza a pesquisa narrativa de acordo com Clandinin e Connelly (2011), com foco nas interações social e pessoal, na temporalidade, e no local, buscando categorizá-las de acordo com os tópicos utilizados por Santos-Junior, Formehe e Grams (2010) ao descrever a ambiência escolar como o meio físico, ambiente socioeconômico e cultural/ambiental e com as variáveis da gestão escolar. Espera-se que está pesquisa possa contribuir com o aporte teórico que envolve o uso das narrativas na formação de professores e que também apresente benefícios para os licenciandos envolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)