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Fomento à eletrificação de ônibus urbanos através de mecanismos de políticas públicas: estudo de caso em grandes cidades no Brasil

Processo: 19/03157-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 19 de março de 2020
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Henrique de Mello Sant'Ana
Beneficiário:Paulo Henrique de Mello Sant'Ana
Pesquisador Anfitrião: Nikit Abhyankar
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos  
Assunto(s):Transportes   Consumo de energia elétrica   Planejamento energético   Política energética   Eletrificação   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mudanças Climáticas | Planejamento energético | Política energética | planejamento energético

Resumo

Transporte é o setor com o maior consumo de energia no mundo. Com a submissão das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) no acordo de Paris, um sinal político em longo prazo foi enviado visando a descarbonização do setor de transportes. Juntamente com a geração de eletricidade através de fontes renováveis, a eletrificação de veículos pesados poderia contribuir para que os países alcancem a meta do cenário de aumento de 2 graus Celsius (2GC). Tal ação também ajudaria na mitigação das emissões locais, que normalmente causam problemas de saúde na maioria das grandes cidades. Governos podem incentivar a implementação comercial da eletrificação de veículos pesados mostrando sinais claros de sua determinação em investir em infraestrutura, programas de incentivo e regulamentação. O objetivo do presente projeto é avaliar a viabilidade financeira de ônibus movidos a bateria de lítio em grandes cidades no Brasil, mapeando as barreiras financeiras, institucionais, regulatórias e políticas, para posteriormente recomendar mecanismos de políticas de incentivo à adoção desta tecnologia no Brasil. Espera-se que os resultados do presente projeto possam auxiliar o tomador de decisão a projetar e implementar mecanismos de políticas públicas para a promoção de ônibus movidos a bateria de lítio nos âmbitos federal, estadual e municipal do país. (AU)

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