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Duas visões sobre o teatro paulista entre 1966 e 1971: as críticas de Sábato Magaldi e João Apolinário

Processo: 19/02626-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Mateus Menezes Silva da Costa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica teatral   Artes do espetáculo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crítica Teatral | História do espetáculo | João Apolinário | Recepção | Sábato Magaldi | Teatro Paulista | Crítica Teatral

Resumo

Este trabalho propõe uma comparação entre a recepção de espetáculos teatrais a partir das críticas de Sábato Magaldi - publicadas no Jornal da tarde - e de João Apolinário - publicadas na Última hora - entre os anos 1966 e 1971. O período abrange os anos anteriores à decretação do AI-5, que radicalizou a ditadura militar no Brasil, e a consolidação propriamente do teatro brasileiro moderno. Para isso, serão tomados como bibliografia fundamental, os livros que reúnem as resenhas dos dois críticos publicadas naquele período: Amor ao teatro: Sábato Magaldi, organizado por Edla van Steen (São Paulo, Edições Sesc São Paulo, 2014), e A Crítica de João Apolinário: memória do teatro paulista de 1964 a 1971, volumes 1 e 2, organizado por Maria Luiza Teixeira Vasconcelos (São Paulo, Imagens, 2013). Além desse material básico, serão consultados A análise dos espetáculos de Patrice Pavis (São Paulo, Perspectiva, 2003) e para ler o teatro de Anne Ubersfield (São Paulo, Perspectiva, 2005), para se estabelecer uma referência internacional na análise crítica de espetáculos. Haverá também um esforço para reverem-se as respectivas visões de mundo de Sábato Magaldi e João Apolinário, suas influências e a constituição de seus pensamentos críticos, por meio do que se realizará a análise comparativa, tendo como pano de fundo a contextualização sociocultural do período e modelos consagrados de análise e produção crítica. Ao final, prevê-se elaborar uma síntese ensaística do material investigado.

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