Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanofonte Radioativa para Utilização em Braquiterapia

Processo: 18/18526-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Aplicações de Radioisótopos
Pesquisador responsável:Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
Beneficiário:Carla Daruich de Souza
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/50332-0 - Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos, radiações e empreendedorismo a serviço da saúde (PDIp), AP.PDIP
Assunto(s):Braquiterapia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal unir as vantagens do tratamento de câncer com braquiterapia com o tamanho diminuto das nanopartículas para criar uma nova modalidade de tratamento, a nanobraquiterapia. Esse objetivo será atingido através do estudo e desenvolvimento de nanopartícula de ouro radioativa pela ativação do ouro no reator nuclear e posterior confecção do material. As seguintes etapas serão cumpridas neste trabalho:Estudo e cálculos de ativação neutrônica do ouro no reator IEA-01 de todas as hipóteses apresentadas;Definir os procedimentos de segurança baseados nos cálculos de ativação e os isótopos envolvidos;Ativação no reator nuclear;Caracterização do material por DLS- Espalhamento por luz dinâmico, MET- Microscopia Eletrônica de Transmissão, XPS- Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X e UV-vis- Espectroscopia no Ultravioleta Visível;Testes de estabilidade e estudo de revestimento. O câncer é uma doença devastadora tanto para o doente e seus familiares quanto para o uso de recursos. Tratamentos eficazes e menos invasivos são extremamente necessários. Neste contexto, o presente trabalho se encaixa perfeitamente pois apresenta proposta que unirá as vantagens do tratamento localizado da braquiterapia com fontes de tamanho nanométrico. Espera-se a obtenção e caracterização de uma nanopartícula radioativa de ouro-198 que possa ser utilizada para tratamento de câncer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANGELOCCI, LUCAS VERDI; DE SOUZA, CARLA DARUICH; PANTELIS, EVAGGELOS; NOGUEIRA, BEATRIZ RIBEIRO; ZEITUNI, CARLOS ALBERTO; CHUERI MARTINS ROSTELATO, MARIA ELISA. Monte Carlo simulation to assess free space and end-weld thickness variation effects on dose rate for a new Ir-192 brachytherapy source. Applied Radiation and Isotopes, v. 173, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.
DE SOUZA, CARLA DARUICH; NOGUEIRA, BEATRIZ RIBEIRO; ROSTELATO, MARIA ELISA C. M. Review of the methodologies used in the synthesis gold nanoparticles by chemical reduction. Journal of Alloys and Compounds, v. 798, p. 714-740, AUG 25 2019. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.