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Retórica musical contemporânea: investigação, delimitação e sistematização

Processo: 19/01843-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luana Ferraz
Beneficiário:Valmir Ferreira dos Santos Junior
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Retórica   Musicologia   Música contemporânea   Emoções   Som
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:música | Pathos | Relação som-emoção | Retórica | Retórica Musical Contemporânea | Sound-emotion bond | Retórica e Musicologia

Resumo

Desde sua gênese, a música possui grande importância nos processos e rituais que compreendem a humanidade como uma entidade sociocultural e, atualmente, é utilizada para inúmeros fins comunicacionais. Tanto na arte, no entretenimento ou em âmbito publicitário, o emprego da música desperta, inegavelmente, emoções. O estudo desse campo emotivo remonta à retórica, área do saber que discute as diversas configurações persuasivo-discursivas. Uma das estratégias de persuasão estudada pela retórica se relaciona ao despertar de emoções, paixões. Tudo o que alude às paixões adentra no campo do pathos (um dos três pilares desse campo científico). É na correlação do pathos com a música que nossa pesquisa se insere. Apesar de óbvia, essa relação (no que se refere aos efeitos retóricos da música sobre o auditório) é pouco explorada em termos científicos, o que resulta em uma lacuna no âmbito acadêmico. Almejando preencher tal lacuna, objetivamos, com este estudo, desvelar esse elo para sistematizar o que defendemos por retórica musical contemporânea como uma área do saber científico. Para tal, desenvolveremos uma pesquisa de cunho explicativo-exploratório, em que relacionaremos as duas instâncias teóricas mencionadas (retórica e música), aplicando-as a um experimento a ser desenvolvido com o auxílio de uma população selecionada. Nessa investigação prática, aplicaremos um protocolo em sujeitos expostos a sessões de música. Assim, ao escutar as peças executadas, os sujeitos anotarão, nos protocolos apresentados, suas experiências emotivas e contexto-significativas. Esses protocolos comporão o corpus sobre o qual desenvolveremos a análise baseada no conceito de paradigma indicário, que nos permitirá investigar os sinais deixados pela música no campo emotivo de seu auditório. Por meio desse caminho investigativo, objetivamos, portanto, compreender, delimitar e lançar as bases para a sistematização da área que denominamos retórica musical contemporânea. (AU)

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