Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de eletrodos nanoestruturados para a determinação de resíduos agrotóxicos em mel

Processo: 19/01844-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Bruno Campos Janegitz
Beneficiário:Paulo Roberto de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21097-3 - Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável, AP.TEM
Assunto(s):Sensores eletroquímicos   Eletrodos quimicamente modificados   Materiais compósitos   Mel   Abelhas   Agrotóxicos

Resumo

A crescente utilização de pesticidas e herbicidas em lavouras de cultivo leva, consequentemente, há um aumento da contaminação da fauna e da flora. Um exemplo é a contaminação de abelhas por estas substâncias, o que leva a mortandade destes animais, indispensáveis para a proliferação de plantas. Um indício desta contaminação nas abelhas é a presença destas espécies ou subprodutos em mel, que pode ser detectada pelo emprego de técnicas eletroquímicas. A presente proposta tem como foco principal o desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados em eletrodos modificados com filmes compósitos condutores na determinação de contaminantes em mel de abelha. Para a confecção destes filmes será empregada cera de abelha e materiais carbonáceos condutores, em que a cera de abelha terá como função a aglutinação e imobilização do material condutor sobre a superfície do eletrodo base. Os materiais condutores a base de carbono empregados serão o negro de fumo, nanotubos de carbono e grafeno, em que as características de cada material serão exploradas com a finalidade de obter um sensor com elevada sensibilidade, robustez, baixo custo e sustentabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDAL RAMOS, MATHEUS MESQUITA; CARVALHO, JEFFERSON H. S.; DE OLIVEIRA, PAULO ROBERTO; JANEGITZ, BRUNO CAMPOS. Determination of serotonin by using a thin film containing graphite, nanodiamonds and gold nanoparticles anchored in casein. MEASUREMENT, v. 149, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.