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Evidências de validade para a bateria de provas de raciocínio: eletrônica

Processo: 19/00022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ricardo Primi
Beneficiário:Yara da Silva Padilha
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Testes psicológicos   Cognição   Raciocínio   Teoria de resposta ao item   Psicometria   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicometria | Teoria de Resposta ao Item | testagem adaptativa computadorizada | Construção, Validação e Padronização de Instrumentos de Medida

Resumo

O uso de testes psicológicos é adotado em diferentes contextos, colaborando para a prática profissional do psicólogo. Um instrumento amplamente utilizado no que se refere à avaliação das capacidades cognitivas é a Bateria de Provas de Raciocínio - BPR-5. Representada no formato lápis e papel, o teste é constituído por cinco provas que requerem diferentes tarefas de raciocínio e contempla estudantes com níveis de escolaridade do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental ao 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Estudos de revisão científica apontam sua aplicabilidade em diferentes áreas da psicologia, como no contexto escolar, organizacional, clínico e em processos de orientação profissional. Embora o uso de testes no formato lápis e papel prevaleça em contextos de avaliação psicológica, o avanço tecnológico possibilitou o desenvolvimento da Testagem Adaptativa Informatizada (CAT). O emprego de CATs já é adotado em âmbito internacional de forma expressiva, mas ainda são recentes no Brasil. Sendo assim, este estudo tem como objetivo buscar evidências de validade convergente para a Bateria de Provas de Raciocínio - eletrônica (BPRe), instrumento oriundo da BPR-5, que avalia habilidades cognitivas em versão adaptativa informatizada. (AU)

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