Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do gradiente de temperatura e de nutrientes na dinâmica sazonal do complexo Hypnea musciformis (Gigartinales, Rhodophyta) do sul da Flórida.

Processo: 19/20327-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Mutue Toyota Fujii
Beneficiário:Fábio Nauer da Silva
Supervisor no Exterior: Claudia Maria Ligia Collado Vides
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Florida International University (FIU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/11445-7 - Elucidando os efeitos das mudanças climáticas globais sobre macroalgas: efeitos das ondas de calor marinhas sobre populações de Hypnea pseudomusciformis (Gigartinales, Rhodophyta), BP.PD
Assunto(s):Poluição   Algologia   Mudança climática   Indicadores biológicos

Resumo

A dinâmica de agrupamentos de macroalgas responde às estações e à heterogeneidade espacial. No entanto, o aumento da temperatura, relacionado à mudança climática global, e o aumento da urbanização, resultando em alta carga de nutrientes, estão alterando os padrões de diversidade e abundância dessas categorias. O complexo de espécies de Hypnea musciformis (Gigartinales, Rhodophyta) está sendo usado como um estudo de caso para prever como os impactos do estressor global, como o aquecimento, afetarão sua distribuição no litoral brasileiro. No entanto, pouco se sabe sobre como essas algas estão respondendo aos estressores locais, por exemplo, a descarga de nutrientes. As baías costeiras do sul da Flórida estão localizadas próximas de Everglades, na Flórida, onde um plano abrangente de restauração deve impactar a hidrologia da região. As comunidades de vegetação subaquática são componentes comuns dos habitats bentônicos dessa área e são diretamente afetadas pelas mudanças na qualidade da água. O objetivo deste estudo de caso é examinar a variabilidade espaço-temporal do impacto da temperatura e da disponibilidade de nutrientes na dinâmica do complexo Hypnea musciformis. Isso será feito através de: (1) avaliação dos padrões sazonais e espaciais da abundância do complexo H. musciformis ao longo de um gradiente de nutrientes no sul da Flórida; (2) medir a variabilidade espacial e temporal do conteúdo de nutrientes dos tecidos do complexo H. musciformis e (3) explorar as relações entre divergências taxonômicas do complexo H. musciformis e parâmetros de qualidade da água (nutriente, salinidade e temperatura).