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Ambientes museológicos para a aprendizagem e a construção do conhecimento: a contribuição da avaliação pós-ocupação a partir de um estudo de caso

Processo: 19/14681-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Sheila Walbe Ornstein
Beneficiário:Júlia Ascencio Cansado
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Museus   Construção do conhecimento   Aprendizagem   Avaliação pós-ocupação   Entrevistas (psicologia)   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | aprendizagem | avaliação pós-ocupação | Centro Cultural | Conhecimento | museu | Avaliação Pós-Ocupação

Resumo

A pesquisa pretende avaliar os ambientes de um museu ou de um espaço cultural localizado na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de procedimentos metodológicos da Avaliação Pós-Ocupação (APO). A avaliação produzirá diagnósticos a partir de visitas técnicas, entrevistas e outras interações com os usuários, e estabelecerá, na medida do possível, algumas diretrizes de restauro, reforma ou readequação do edifício objeto de estudo, com ênfase nas áreas expositivas e áreas de apoio (banheiros, áreas de descanso, auditório, áreas externas e outras) permitindo ainda a formulação de algumas contribuições (diretrizes) voltadas a aprendizagem para espaços museológicos com características de uso semelhantes.

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