Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência a fadiga em modo I e modo II de compósitos termoplásticos reforçados com buckypaper de nanotubos de carbono de multiplas paredes.

Processo: 19/18691-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Edson Cocchieri Botelho
Beneficiário:Luis Felipe de Paula Santos
Supervisor no Exterior: Reyndert Christiaan Alderliesten
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa: Delft University of Technology (TU Delft), Holanda  
Vinculado à bolsa:18/07867-3 - Processamento e caracterização de compósitos termoplásticos multifuncionais reforçados com fibras de carbono e buckypaper de nanotubos de carbono, BP.DR
Assunto(s):Fadiga

Resumo

A área de compósitos multifuncionais encontra-se em constante expansão, uma vez que permite o desenvolvimento de materiais que não possuam somente a função de suporte mecânico, mas também características térmicas, elétricas, magnéticas. Além disso, é essencial que o laminado obtido promova uma redução de massa e volume do sistema, portanto aumentando sua eficiência. Neste trabalho, a resistência a fratura interlaminar de compósitos de fibra de carbono/poli(éter-imida) (PEI) e fibras de carbno/ poli(aril éter cetona) (PAEK) reforçados com buckypapers de multi-walled carbon nanotube (MWCNT) será investigada. A morfologia dos buckypapers será analisada via microscopia eletrônica de varredura (MEV). A contribuição da adição de buckypapers nas propriedades viscoelásticas serão estudadas utilizando-se a análise dinâmico mecânica (DMA) a partir do estudo dos fatores A, B, C e o grau de emaranhamento dos laminados. Testes interlaminares de Double Cantilever Beam (DCB) e End-Notch Flexure (ENF) serão realizados em condições estática e dinâmica. Este trabalho irá explorar a viabilidade do uso de nanotubos de carbono para obter compósitos poliméricos reforçados com buckypapers e dar aplicabilidade em aplicações estruturais. Além disso, dá continuidade a outros projetos já realizados nessa área por este grupo de pesquisa ao qual este estudo está vinculado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, LUIS FELIPE DE PAULA; ALDERLIESTEN, RENE; KOK, WINAND; RIBEIRO, BRUNO; DE OLIVEIRA, JULIANA BOVI; COSTA, MICHELLE LEALI; BOTELHO, EDSON COCCHIERI. The influence of carbon nanotube buckypaper/poly (ether imide) mats on the thermal properties of poly (ether imide) and poly (aryl ether ketone)/ carbon fiber laminates. DIAMOND AND RELATED MATERIALS, v. 116, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.