Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação do/no campo: o ser professor dos anos iniciais na região do Pontal do Paranapanema - SP

Processo: 19/15160-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vanda Moreira Machado Lima
Beneficiário:Izabela Cruz Faccioli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho docente   Formação de professores   Ensino fundamental   Pesquisa bibliográfica   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários   Coleta de dados   Pontal do Paranapanema (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do campo | Escola do Campo | Professor dos Anos Iniciais | Formação de professor

Resumo

O interesse por estudar "Educação do Campo" surgiu quando ingressei como bolsista FAPESP TT-1 no Centro de Estudos da Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde (CEETAS) no projeto Temático, financiado pela Fapesp (processo 2012/23959-9), no qual vivenciei experiências em escolas do campo na região do Pontal do Paranapanema, SP, e por uma demanda, devido à ausência de estudos nessa área em minha formação inicial no curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP. Nota-se que as escolas do campo foram construídas a partir de lutas dos camponeses e dos Movimentos Sociais do Campo, em busca de uma Educação do Campo que valorizasse e considerasse as especificidades dos alunos no processo de escolarização. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: Qual o significado de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola no campo atualmente? O presente estudo busca analisar o significado de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola localizada no campo em um município na região do Pontal do Paranapanema, no estado de São Paulo. Utilizarei a abordagem qualitativa. A coleta de informações será realizada por meio de revisão bibliográfica, mapeamento, questionários padronizados e entrevistas semiestruturadas com a análise de conteúdo. Os principais autores que fundamentaram o projeto foram: Caldart (2004), Molina (2012) e Arroyo (2004).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)