Busca avançada
Ano de início
Entree

Quem eram os professores? Memórias de um Centro de Línguas universitário

Processo: 19/19223-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rozana Aparecida Lopes Messias
Beneficiário:Sofia Helena Miranda da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Extensão universitária   Estudantes universitários   Formação de professores   Revisão sistemática   Banco de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centros de Línguas Universitários | Ensino de línguas estrangeiras | Extensão universitária | formação de professores de línguas | Formação de Professores de Línguas

Resumo

Na presente proposta investigativa focalizamos ações desenvolvidas em um Centro de Línguas Universitário, fundado em 2010 no campus da Unesp Assis/SP. Nesse espaço, denominado Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP), estudantes do curso de Letras ministram aulas de língua estrangeira sob a supervisão de professores da graduação. O CLDP abre em média 30 a 40 cursos de idiomas por semestre, divididos entre as seis línguas oferecidas na graduação (inglês, francês, italiano, alemão, japonês e espanhol). Nesse contexto, sistematizaremos (caixas de documentos arquivados anualmente) e arquivos digitais com vistas a construção de um banco de dados com informações quanti/qualitativas que (a) esclareçam quantos e qual o perfil dos estudantes do curso de Letras que atuaram como professores nesse espaço, desde sua abertura em 2010 até 2018 e (b) quantos cursos foram ofertados anualmente (2010 a 2018) e de quais línguas. Nesse ínterim, a pergunta que norteia o estudo é: Quem são, em que curso atuaram e por quanto tempo estiveram vinculados ao CLDP, os egressos do curso de Letras entre os anos de 2010 a 2018. Nos amparamos nos preceitos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), pois além de descrever a realidade observada sistematicamente, buscaremos a compreensão da formação inicial de professores de idiomas no espaço observado e, para a sistematização dos documentos nos valeremos dos pressupostos da análise documental (CALADO e FERREIRA, 2004).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)