Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrevendo os processos comportamentais básicos envolvidos no Self-como-contexto da Acceptance and Commitment Therapy (ACT)

Processo: 19/17579-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Claudia Kami Bastos Oshiro
Beneficiário:Gabriela Jacques de Moraes Dalgalarrondo
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Revisão integrativa   Produção científica   Terapia de aceitação e compromisso   Terapia comportamental   Análise do comportamento   Behaviorismo

Resumo

Nesse projeto, é apresentada a proposta de um trabalho de revisão integrativa crítica de produções científicas que contenham o termo "Self-como-contexto", um termo intermediário (não originado na pesquisa experimental) da Acceptance and Commitment Therapy, terapia comportamental proposta por Steven Hayes. A partir da revisão, será realizada uma categorização dos usos do termo na literatura. Em seguida, serão detalhados os processos comportamentais básicos que ocorrem em cada um dos fenômenos descritos pelo termo, de acordo com o modelo behaviorista radical. Por fim, serão formuladas propostas de utilização desse termo e outros a ele associado na clínica e no ensino da análise do comportamento, priorizando precisão, escopo e profundidade explicativa. (AU)