Busca avançada
Ano de início
Entree


Self-como-contexto: categorização do uso do termo na literatura da Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e da Relational Frame Theory (RFT)

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Jacques de Moraes Dalgalarrondo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudia Kami Bastos Oshiro Clemente; Tiago Alfredo da Silva Ferreira; Roberta Kovac
Orientador: Claudia Kami Bastos Oshiro Clemente
Resumo

A pesquisa, intitulada Self-como-contexto: Categorização do termo na literatura da ACT e RFT consiste em um trabalho teórico-conceitual que utiliza da metodologia de revisão integrativa para classificar usos do termo Self-como- contexto na literatura científica. Foram utilizadas as categorias processo, procedimento e estado para a classificação. Self-como-contexto é um termo intermediário, de relevância clínica e não produzido na pesquisa básica. Sua utilização dá-se no contexto da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) que são, respectivamente, um modelo de psicoterapia e uma teoria sobre a linguagem e cognição, intimamente relacionados e situados na tradição da análise do comportamento. O trabalho tem como objetivo clarificar os processos básicos envolvidos nos fenômenos contemplados pelo termo intermediário. Foram encontrados os seguintes resultados: 16% (n=4) dos trabalhos analisados utilizam o termo para descrever um processo; 20% (n=5) utilizam o termo enquanto um procedimento; e 64% (n=16) se referem a um estado em seu uso do termo. Em 54,5 % (n=12) dos trabalhos analisados não foi apresentada uma definição explícita do termo. Ao final do trabalho, foi proposta uma definição de self-como-contexto e sugeridos direcionamentos para que pesquisas futuras promovam precisão teórica e clareza para a aplicação eficaz do conceito (AU)

Processo FAPESP: 19/17579-8 - Descrevendo os processos comportamentais básicos envolvidos no Self-como-contexto da Acceptance and Commitment Therapy (ACT)
Beneficiário:Gabriela Jacques de Moraes Dalgalarrondo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado