Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular da família Tachinidae (Diptera, Brachycera, Calyptratae) baseado em sequenciamento de nova geração, com enfoque nos limites e relações subfamiliares

Processo: 19/00366-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Silvio Shigueo Nihei
Beneficiário:Letícia Chiara Baldassio de Paula
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Sequenciamento de nova geração   Tachinidae   Diptera   Transcriptoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:sequenciamento de nova geração | Subfamílias | Tachinidae | Sistemática de Diptera

Resumo

Tachinidae é uma das maiores famílias de Diptera, com cerca de 8.500 espécies descritas, sendo a região Neotropical a mais diversa. Atualmente, é dividida em 4 subfamílias: Dexiinae, Exoristinae, Phasiinae, Tachininae. As subfamílias de Tachinidae tem um longo histórico de mudanças e incertezas nas classificações. Há uma grande quantidade de estudos filogenéticos e morfológicos que, em grande parte, possuem resultados discrepantes entre si no que tange o relacionamento entre as subfamílias. Devido a dificuldade de se construir uma filogenia morfológica, estudos com dados moleculares foram desenvolvidos. Com diversos tipos de dados como, genes tradicionais (COI, EF1±, 28S rDNA entre outros), DNA e genes nucleares ou genoma mitocondrial. Os resultados obtidos com dados moleculares nem sempre corroboraram as filogenias morfológicas. Os estudos filogenéticos com transcriptomas são recentes e abriram caminho para o estudo de uma grande quantidade de informações genéticas. Trabalhos com transcriptoma facilitaram muito a pesquisa genômica funcional em espécies com recursos genéticos e financeiros limitados, incluindo muitos organismos "não-modelos", que possuem grande importância ecológica e evolutiva. Tendo em vista a vantagem desse método atualmente, o objetivo desse projeto é trabalhar com sequências de transcriptomas e genes ortólogos para compreender as relações entre subfamílias de Tachinidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, LETICIA CHIARA BALDASSIO; DIOS, RODRIGO DE VILHENA PEREZ; GUDIN, FILIPE MACEDO; DE SANTIS, MARCELO DOMINGOS; ALVAREZ-GARCIA, DEIVYS MOISES; ANTUNES JUNIOR, MANUEL; FREIRE, BEATRIZ VIEIRA; MARQUES, FERNANDO PORTELLA DE LUNA; LAHR, DANIEL JOSE GALAFASSE; NIHEI, SILVIO SHIGUEO. Phylogenomic analysis of Tachinidae (Diptera: Calyptratae: Oestroidea): a transcriptomic approach to understanding the subfamily relationships. CLADISTICS, v. 40, n. 1, p. 18-pg., . (19/00366-1, 15/10788-0, 16/50387-7, 16/12441-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Letícia Chiara Baldassio de. Filogenia molecular de Tachinidae (Diptera, Brachycera, Calyptratae) baseado em sequenciamento de nova geração, com enfoque nos limites e relações subfamiliares. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.