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Diferença entre efeito do espaçamento e testagem: um estudo de rastreamento ocular

Processo: 20/01671-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Francisco Carlos Specian Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Assunto(s):Psicologia cognitiva   Conhecimento   Aprendizagem   Estudantes de medicina   Processos cognitivos   Movimentos oculares   Rastreamento   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Conhecimento | cognição | Conhecimento | Ensino em Saúde | movimentos oculares | Ensino em Saúde

Resumo

A retenção das habilidades médica adquiridas é essencial para uma prática profissional adequada. Entender como habilidade médicas são adquiridas pode construir as bases para uma boa formação na qual profissionais egressos sejam capazes de integrar múltiplas habilidades, algo essencial para o cuidado ao paciente. Algo que vem se destacando como estratégias para uma melhor retenção são os efeitos do espaçamento e testagem. Entende-se por efeito do espaçamento que as informações são melhor retidas quando são distribuída, ao invés de serem apresentadas de uma única vez. Efeito da testagem refere-se à vantagem de retenção de material testado em relação ao reestudo adicional. Assim, o objetivo desse projeto é investigar a diferença cognitiva da retenção do conhecimento em relação ao efeito do espaçamento e da testagem usando o rastreamento ocular. Para isso, será realizado um experimento randomizado. O experimento consistirá de dois grupos com 25 alunos cada. A primeira sessão será igual para ambos os grupos, sendo que os alunos irão estudar o material e posteriormente serão avaliados. Após 11 dias, um grupo irá reestudar o material e o outro grupo será testado novamente. Depois de 35 dias após a última sessão, os alunos irão responder o mesmo teste de conhecimento e um teste de transferência com questões diferentes sobre o mesmo conteúdo. O rastreador ocular será utilizado quando um grupo estiver estudando e outro sendo testado. Nesse experimento, os dados serão analisados utilizando teste t de Student para a comparação dos dois diferentes grupos tanto na retenção como para as medidas do rastreamento ocular. (AU)

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