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Avaliação da carga cognitiva relacionadas a perguntas que avaliam diferentes tipos de conhecimento por meio do rastreamento ocular de estudantes de graduação de medicina

Processo: 20/01671-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Francisco Carlos Specian Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15642-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, AP.JP
Assunto(s):Psicologia cognitiva   Conhecimento   Processos cognitivos   Movimentos oculares   Estudantes de medicina   Rastreamento   Inquéritos e questionários

Resumo

A avaliação tem um papel fundamental para a formação por influenciar no comportamento do aluno em como, quando e o quanto estudar. A literatura documenta que testar os alunos consolida melhor os conteúdos teóricos e/ou práticos do que quando eles reestudam o material. Tais evidências são baseados na psicologia cognitiva na qual divide o conhecimento em 2 tipos, o declarativo e o procedural. O conhecimento declarativo refere-se a fatos e eventos, enquanto a o procedural refere-se à automatização dos processos cognitivos. Dessa forma, o primeiro está relacionado a mera reprodução do conhecimento enquanto o outro está ligado a aplicação do conhecimento, pois é necessário a automatização de diversos conhecimentos factuais. Em teoria questões mais complexas tendem a ter uma carga cognitiva maior, ou seja, utiliza mais processos cognitivos. A pesquisa da carga cognitiva é importante para identificar entre as diferentes formas de aprendizado, os métodos mais eficientes na aquisição do conhecimento e para o desenvolvimento de um modo de ensino eficiente. Tais processos cognitivos serão medidos pelo eye tracking que é um dispositivo eletrônico não invasivo que permite o rastreio dos movimentos oculares, captando o movimento dos olhos, onde os olhos estão fixos, as dilatações e contrações da pupila e a quantidade de piscadas. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo investigar a diferença entre processos cognitivos (incluindo a carga cognitiva) empregada por estudantes de medicina, em diferentes momentos do curso, para responder diferentes tipos de questões (de reprodução ou aplicação do conhecimento). Hipóteses: Esperamos encontrar que cada tipo de questão irá requerer processos cognitivos diferentes. Além disso, aventa-se que a carga cognitiva das questões será diferente, sendo que a as questões mais complexas exigirão uma maior carga cognitiva. Método: Este estudo experimental incluirá 60 alunos de graduação em Medicina em diferentes anos. Assim, serão aplicadas provas a 20 alunos do segundo, 20 do quarto e 20 do sexto ano. O estudo consistirá na aplicação de um teste contendo 60 questões em sessão única. As questões serão retiradas de provas de residência médica de edições anteriores aplicadas no exame de Residência Médica de diversas universidades públicas, pois tais questões são públicas. As questões estarão agrupadas em três níveis de complexidade com 20 questões cada nível. Utilizaremos um dispositivo de rastreamento ocular remoto e discreto (Tobii Pro Nano 60 hz) montado na parte inferior de um monitor de tela plana de 14 polegadas, com resolução 1920 × 1080. O rastreador ocular usa luzes e câmeras infravermelhas para rastrear a posição do olhar a 60Hz com acurácia (0,3 °) e resolução espacial (0,1 °).