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Medicina baseada em evidências para alunos de graduação de El Salvador: planejamento e execução de um curso de curta duração na modalidade EAD

Processo: 19/23597-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Rachel Riera
Beneficiário:Diego Fernando Martinez Palma
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina baseada em evidências   Educação a distância   Planejamento educacional   Disseminação de informação   Produção de conhecimento   Estudantes de medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Ensino Médico | medicina baseada em evidências | Medicina baseada em evidências

Resumo

Há alguns anos, os métodos utilizados pela Medicina Baseada em Evidências (MBE) têm feito parte da grade curricular de cursos de graduação de excelência na área da saúde, como Oxford, UK e McMaster, Canadá.Tais métodos são indispensáveis para atingir pelo menos duas habilidades esperadas de um profissional da saúde: (a) construção do pensamento científico crítico e (b) gestão do conhecimento, que deve ser continuada ao longo do exercício da profissão. Assim, não é surpresa que muitas escolas médicas no Brasil tenham buscado introduzir a MBE logo nos primeiros anos do curso. No entanto, mesmo com a globalização e o crescente aumento do acesso à informação, a consciência sobre o papel da MBE na construção destas habilidades parece ainda não estar totalmente assimilado em muitas escolas médicas da América Latina, sejam públicas ou particulares. As justificativas para isso são inúmeras e incluem fatores socioeconômicos, barreira do idioma, falta de modelos estruturados a serem seguidos e corpo de docente ainda não familiarizado com o conteúdo da MBE. O curso de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi o primeiro curso médico a inserir em sua grade curricular um módulo de MBE, ministrado, inicialmente para alunos do 4º ano, com posterior ampliação para o 1º ano e 3º ano, o que contribuiu para que a EPM fosse reconhecida como um polo de vanguarda de ensino e pesquisa de MBE no Brasil. Assim, por meio de um projeto de iniciação científica e com a colaboração de alunos de pós-graduação da Unifesp e de pesquisadores da Oxford-Brazil EBVM Alliance elaboramos um curso livre de MBE, de curta duração, na modalidade EAD para introduzir conceitos de MBE para alunos de medicina matriculados na Universidade Dr. José Matías Delgado, universidade provada de El Salvador. O tipo de estudo será um estudo antes-e-depois para avaliar o ganho de conhecimento em BEM dos alunos de medicina após o curso EAD. Nossos principais objetivos são: (a) disseminar conceitos de MBE entre alunos de graduação de uma faculdade de El Salvador e (b) promover atividades colaborativas entre alunos de graduação de medicina brasileiros e salvadorenhos.

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