Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ação da levedura rizosférica Torulaspora globosa como indutora de resistência sistêmica em milho

Processo: 19/24432-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Márcia Maria Rosa Magri
Beneficiário:Fernanda de Sousa Colombini
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia do solo   Estresse hídrico   Micro-organismos   Leveduras   Fusarium   Milho   Controle biológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Hídrico | Fusarium verticillioides | Levedura rizosférica | milho | Resistência sistêmica induzida | Torulaspora globosa | Microbiologia de Solo

Resumo

Na perspectiva atual das necessidade de produção agrícola para alimentação humana e animal, são adotadas práticas que afetam a conservação da rica biodiversidade do Brasil. Na cultura de milho, um dos vegetais mais consumidos no mundo, utilizam-se numerosas aplicações de agroquímicos que causam danos ao homem e ao ambiente para o controle de um grande espectro de fitopatógenos. Dentre as principais doenças que afetam as áreas de cultivo do milho, encontra-se o fungo Fusarium verticillioides, causador da podridão da raiz, colmo, espiga, e também danos em grãos armazenados. Além dos problemas causados por doenças, os produtores enfrentam as consequências das mudanças climáticas em suas plantações, onde a falta de chuva pode causar danos irreversíveis na produção. No intuito de possibilitar alternativas sustentáveis, microrganismos promotores de crescimento vegetal (MPCV) estão sendo utilizados como agentes ativadores dos mecanismos de defesa vegetal, contribuindo para o fortalecimento e proteção das culturas. Embora diversos trabalhos apresentem as potencialidades da indução de resistência em plantas por MPCV, espécies de leveduras rizosféricas responsáveis por tais mecanismos ainda não estão completamente elucidadas. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade de indução de resistência da levedura Torulaspora globosa em plantas de milho, a fim de promover uma resposta imune ao fitopatógeno Fusarium verticillioides e ao estresse hídrico ambiental. Para investigar os modos de ações envolvidos no controle biológico, serão avaliadas a atividade de peroxidades e fenilalanina amônia-liases nas folhas, grau de severidade dos sintomas e desenvolvimento do vegetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLOMBINI, FERNANDA DE SOUSA; CECCATO-ANTONINI, SANDRA REGINA; ROSA-MAGRI, MARCIA MARIA. Maize treatment with yeast cells induces resistance against Fusarium rot. Letters in Applied Microbiology, v. N/A, p. 8-pg., . (19/24432-3)