Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de matriz e rotas de degradação de antibióticos por processos fenton e foto-fenton heterogêneos

Processo: 19/22218-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Raquel Fernandes Pupo Nogueira
Beneficiário:Jany Hellen Ferreira de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química ambiental   Degradação   Antibióticos   Trimetoprima   Sulfametoxazol   Fenton   Rejeitos de mineração   Efluentes   Tratamento de esgotos sanitários   Araraquara (SP)

Resumo

Diante do aumento no uso de antibióticos é crescente a preocupação com o descarte inadequado e a aplicação de processos de tratamento de efluentes pouco eficientes para a remoção destes contaminantes, pois a resistência antimicrobiana a antibióticos tem sido considerada como um dos principais problemas de saúde pública do século 21. Nesse escopo, o principal objetivo do projeto é avaliar os efeitos de matriz na degradação dos antibióticos trimetoprim e sulfametoxazol, de ampla utilização no Brasil, por processos fenton e foto-fenton heterogêneo mediado por materiais de baixo custo, como resíduo de mineração de ferro e argila com ferro imobilizado. É proposto também uma comparação das rotas de degradação, avaliada pela determinação de produtos de degradação. A presença de espécies orgânicas e inorgânicas constituintes das amostras de efluente podem afetar consideravelmente a eficiência do processo de degradação dos contaminantes alvo com os diferentes catalisadores. A variabilidade das características do efluente hospitalar e da estação de tratamento de esgotos de Araraquara, que deverá afetar a eficiência de degradação dos antibióticos, também será avaliada, bem como a eficiência de desinfecção do efluente hospitalar. (AU)