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Simulação e renderização de cabelos para aplicações em tempo real

Processo: 20/01132-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Afonso Paiva Neto
Beneficiário:Renata Vinhaga dos Anjos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Computação gráfica   Animação (computação gráfica)   Filmes   Jogos de computador   Indústria da beleza   Cabelo   Simulação por computador

Resumo

A área de Computação Gráfica vem avançando e ganhando força no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar artistas a realizarem o trabalho de dar vida a personagens virtuais. Nos últimos anos, a indústria de entretenimento trouxe uma grande demanda desse serviço no mercado de entretenimento que utilizam animações 3D, seja para aplicações em jogos ou filmes. Ainda que distintos em questões técnicas, essas aplicações vêm se unindo para mesclar técnicas que antes eram apenas possíveis separadamente (por questões de infraestrutura) a fim de criar resultados visualmente atrativos, belos e fiéis ao mundo real. Entre as inúmeras barreiras encontradas nessa união, há alguns elementos que ainda possuem obstáculos a serem vencidos, como a reprodução dos resultados de alta qualidade visual dos filmes para jogos, como é o caso da representação de cabelos, em especial do tipo cacheado. Esse trabalho de Iniciação Científica tem então, por objetivo, estudar os métodos já existentes para representação de cabelos em filmes e transformá-los para jogos, com ajuda de engines de criação de jogos como Unity e com uso das ferramentas de paralelismo para GPU, de forma a encontrar eficiência e propor um padrão estético e utilizável por artistas 3D. (AU)