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Estudo do comportamento mecânico do concreto armado mediante modelagem computacional com aplicação das técnicas de fragmentação de malhas e de acoplamento

Processo: 19/26189-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 18 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Osvaldo Luís Manzoli
Beneficiário:João Vitor Monegato Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica computacional   Concreto armado   Fragmentação   Propriedades mecânicas   Modelagem computacional   Método dos elementos finitos   Análise não linear   Análise numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Não Linear | Concreto Armado | Elementos Finitos | fratura | Modelagem computacional | Mecânica computacional

Resumo

Propõe-se realizar análises numéricas do concreto reforçado com barras de aço mediante modelagem com aplicação das técnicas de fragmentação de malhas e de acoplamento. A técnica de fragmentação consiste na introdução de elementos finitos de interface com elevada razão de aspecto entre os elementos regulares de uma malha convencional, capazes de representar o processo de formação de fissuras. A técnica de acoplamento, por sua vez, compatibiliza os deslocamentos de duas malhas inicialmente independentes, representando o concreto e reforço, de forma que esse acoplamento é regido por um modelo de perda de aderência. Modelos constitutivos de dano serão empregados para representar o comportamento não linear do concreto e o escoamento das barras de aço do reforço. Assim, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta numérica baseada no MEF, a qual contempla implementações adicionais que visam representar o comportamento mecânico do concreto reforçado com barras de aço. Esta ferramenta pode ser utilizada para estudar o processo de formação de fissuras, deflexão, capacidade resistente de diferentes sistemas estruturais, permitindo inclusive o estudo comparativo entre diferentes aspectos de projeto e da sensibilidade às condições de aderência entre os materiais.

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