Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia do uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica

Processo: 19/27669-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Thalia Freitas da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Transtorno fonológico   Distúrbios da fala   Jogos de computador   Crianças   Formação das palavras   Ludificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clinical trial | gamificação | Líquidas | Transtorno fonológico | Fonologia Clínica

Resumo

O processo de intervenção em crianças com Transtorno Fonológico (TF) tem como desafio motivar a realização de atividades que envolvam a habilidade em que elas têm maior dificuldade: a produção de fala. Estratégias de gamificação têm sido adotadas devido a sua capacidade de estabelecer reforços e recompensas em contextos de game ou não-game. Todavia, não há um consenso sobre o benefício do uso de tais estratégias na terapia fonoaudiológica. Assim, o presente estudo objetiva verificar a eficácia da terapia fonológica associada à estratégia de gamificação com o uso do computador no TF. Serão selecionadas dez crianças que apresentam o processo de substituição de líquidas, divididas aleatoriamente em dois grupos: (G1) submetido à terapia fonológica tradicional (grupo controle - GC); e (G2) submetido à terapia fonológica com uso de estratégia de gamificação mediada por computador (grupo gamificação - GG). Ao final de cada sessão, em um total de 16 sessões, tanto para o grupo GC quanto para o GG, serão registrados os desempenhos de produção de 30 palavras-alvo e 30 palavras-sondagem. As porcentagens relativas aos desempenhos de produção das palavras-alvo e das palavras-sondagem serão comparadas longitudinalmente em função do tipo de intervenção: terapia tradicional vs terapia com uso de estratégias de gamificação. Espera-se contribuir na confirmação, ou não, da efetividade do uso da estratégia de gamificação na terapia fonológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THALIA FREITAS DA SILVA; GRAZIELLY CAROLYNE FABBRO RIBEIRO; CÁSSIO EDUARDO ESPERANDINO DA SILVA; MAYARA FERREIRA DE ASSIS; HENRIQUE DEZANI; LARISSA CRISTINA BERTI. Eficácia no uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica. CoDAS, v. 35, n. 6, . (19/27669-4)