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Efeitos do reforçamento positivo e da punição negativa na aquisição e manutenção de relatos correspondentes de crianças em uma tarefa acadêmica

Processo: 20/08061-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Maíra Costa Gonçalves
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Comportamento verbal   Atraso de reforçamento   Punição   Crianças   Relatos de casos   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento verbal | correspondência fazer-dizer | punição negativa | reforçamento positivo | Relato verbal | treino de correspondência | Comportamento verbal

Resumo

Estudos em correspondência fazer-dizer têm investigado a eficácia da tecnologia comportamental denominada treino de correspondência em produzir e manter relatos acurados em crianças. O presente estudo terá por objetivo comparar os efeitos do treino de correspondência com reforçamento positivo e do uso da punição negativa na aquisição e manutenção de relatos correspondentes de crianças em uma tarefa acadêmica. Participarão do estudo seis crianças que serão expostas a uma atividade computadorizada de matemática. "Fazer" consistirá em nomear um número ordinal, dizer o resultado de uma operação matemática ou dizer o número de estímulos presentes na figura. "Dizer" consistirá em clicar em um quadrado verde ou vermelho após avaliar se a resposta foi correta ou incorreta, respectivamente. Durante a linha de base, será avaliada a acurácia do relato das crianças em uma condição sem utilização de consequências diferenciais. Na condição de Consequências diferenciais para relatos acurados e não acurados, os participantes serão divididos em dois grupos: 1) Reforçamento Positivo de relatos correspondentes (ganho de pontos contingente a relatos correspondentes e extinção para relatos não correspondentes); 2) Punição negativa de relatos não correspondentes (perda de pontos contingente a relatos não correspondentes). Ao fim de cada sessão, a criança escolherá um brinde de acordo com sua pontuação. A manutenção dos efeitos das variáveis será avaliada em sessões sem consequências diferenciais conduzidas imediatamente após o término da condição anterior, 30 e 60 dias depois. Será utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre participantes e os dados serão analisados em relação à porcentagem de relatos acurados e não acurados de acertos e erros, além do número de sessões para atingir critério em cada condição.

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