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Relação entre habilidades motoras e cognitivas e a participação em lactentes e crianças com e sem a presença de riscos biológicos para o desenvolvimento

Processo: 19/15115-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Campos
Beneficiário:Lavínia Queiroz Carvalho
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Desenvolvimento infantil   Habilidades motoras   Desempenho motor   Contenção de riscos biológicos   Fatores de risco   Participação   Consentimento esclarecido   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificação Internacional de Funcionalidade | Desenvolvimento Infantil | Fatores de Risco | Participação | Neuropediatria

Resumo

Nos primeiros anos de vida, crianças participam de uma variedade de atividades em suas casas, creche/pré-escola, e comunidade. No entanto, há escassez de estudos que contemplem a participação e o ambiente de lactentes e crianças expostos a fatores de risco biológicos. Ainda, não está clara a relação entre o perfil funcional da criança, o seu desempenho motor e cognitivo, e a sua a participação e o ambiente em que a mesma está inserida. Objetivos: investigar associações entre o desempenho motor e cognitivo com a participação nos contextos da casa, creche/pré-escola, e comunidade e com as barreiras do ambiente de lactentes e crianças com e sem a presença de riscos biológicos para o desenvolvimento. Métodos: Participarão deste estudo 20 lactentes e crianças com a presença de fatores de risco para o desenvolvimento (grupo experimental) e 20 lactentes e crianças sem a presença de fatores de risco (grupo controle), que estejam na faixa etária entre 0 e 3 anos de idade, juntamente com seus pais ou responsáveis. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética (CAAE:22147119.2.0000.5504). Após consentimento informado dos pais/responsáveis, os lactentes serão avaliados quanto ao seu desempenho motor e cognitivo por meio da Bayley Scales ofInfant and Toddler Development - 3ª edição (BSITD-III), quanto ao seu perfil funcional por meio da Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI (Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade), e os responsáveis responderão ao questionário Young Children's Participation and Environment Measure (YC-PEM) , um instrumento inovador que mensura a participação em atividades realizadas nos contextos casa, creche/pré-escola e comunidade, e documenta barreiras e facilitadores ambientais. Após ser determinada a distribuição dos dados, serão aplicados testes paramétricos ou não-paramétricos para analisar: a frequência de participação e o envolvimento da criança em cada ambiente, e a porcentagem de barreiras e facilitadores, comparando os grupos experimental e controle; a correlação dos escores nos domínios motor e cognitivo segundo a BSITD-III e dos escores das capacidades funcionais segundo a PEDI com a frequência e envolvimento nas atividades de cada contexto e com a as barreiras e facilitadores ambientais. Resultados esperados: O estudo permitirá coletar dados pioneiros com relação à participação e ao ambiente de lactentes e crianças brasileiros. Espera-se que a frequência e envolvimento nas atividades realizadas na casa, creche/pré-escola e comunidade serão menores entre lactentes/crianças com fatores de risco para o desenvolvimento em comparação com aqueles sem fatores de risco. Os resultados obtidos com relação à seção do ambiente irão revelar as barreiras e facilitadores para participação relevante para o contexto local. Ainda, espera-se que as habilidades funcionais, motoras, e cognitivas nos participantes com e sem risco irão se correlacionar com a participação em todos os contextos avaliados.

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