Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do LED violeta na alteração cromática e na variação de temperatura dentinária

Processo: 20/10021-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Camila Ferro Clemente
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Materiais dentários   Dentina   Clareamento de dente   Pigmentação   LED   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clareamento dental | dentina | LED Violeta | Pigmentação | Dentística

Resumo

Tem sido demonstrado que o uso de diodos emissores de luz violeta (LEDs) por emitirem luz de comprimento de onda coincidente com o pico de absorção das moléculas cromóforas, possam causar instabilidade e quebrar estes pigmentos, resultando no efeito clareador, sem o uso de peróxido. O objetivo deste estudo será avaliar in vitro a ação do LED violeta na alteração cromática e na temperatura intrapulpar de discos de dentina pigmentados por diferentes substâncias: GI - dentes naturalmente escurecidos; GII- chá; GIII- café; GIV- vinho e GV-sangue. Para tanto, 150 dentes serão selecionados de acordo com a cor inicial, recebendo diferentes protocolos de pigmentação. Após pigmentados, serão novamente selecionados 15 espécimes de cada grupo, de tal forma que ocorra a padronização da intensidade de pigmentação. O tratamento com o LED Violeta será realizado em apenas 1 sessão, com 3 aplicações de 20 minutos cada e 10 minutos de intervalo entre elas. As análises serão realizadas em espectrofotômetro de reflexão UV, tendo como variáveis de resposta o ”E, ”L, ”a e ”b, bem como o índice de clareamento (WID). Durante o tratamento, as amostras serão conectadas a um termopar do tipo K, sendo também analisada a variação de temperatura. Os tempos de análise serão: T1-após a pigmentação; T2- após a exposição ao LED. Posteriormente à coleta dos dados, estes serão submetidos aos testes estatísticos adequados para cada análise (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLEMENTE, CAMILA FERRO; DE ALCANTARA, SIBELE; ALVES VALENTIM DA SILVA, LIVIA MARIA; BUENO ESTEVES, LARA MARIA; CATELAN, ANDERSON; SEISCENTO AIDAR, KAREN MILARE; FAGUNDES, TICIANE CESTARI; FRAGA BRISO, ANDRE LUIZ. Direct dentin bleaching: Would it be possible?*. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 40, p. 6-pg., . (20/10021-9)