Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de materiais de estanatos MI2MIISn3O8 e MI1,6MII1,6Sn2,8O8 dopados com íons terras raras com emissão de luminescência persistente

Processo: 20/10228-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Hermi Felinto de Brito
Beneficiário:Matheus Salgado de Nichile Saula
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia   Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho   Fotoluminescência   Luminescência   Terras raras   Desenvolvimento de novos materiais

Resumo

Os íons terras raras (TR3+) apresentam propriedades ópticas e químicas intrínsecas, sobretudo devido as suas transições eletrônicas intraconfiguracionais 4f-4f que levam a bandas finas de absorção e emissão. Estas características espectroscópicas resultam em sua aplicação em lasers, bioimageamento para diagnósticos médicos, LED's, sistemas de segurança, tintas luminescentes, etiquetas antifalsificação, sensores termométricos etc. Materiais dopados com íons TR3+ que exibem o fenômeno da luminescência persistente são capazes de emitir luz por até mais de 24 horas depois de cessada a excitação. Em especial, materiais com luminescência persistente na região do infravermelho próximo (NIR) vêm atraindo a atenção para aplicações nas áreas de mapeamento biológico, terapias fotodinâmicas e diagnósticos médicos, uma vez que esta emissão corresponde à região espectral com maior transmitância nos tecidos biológicos. Entretanto, a maioria dos materiais que apresentam o fenômeno da luminescência persistente no NIR utiliza matrizes de gálio e germânio com alto custo de produção. Neste sentido, materiais contendo matrizes de estanatos (MI2MIISn3O8 e MI1,6MII1,6Sn2,8O8) dopados com íons TR3+ são economicamente mais atrativos e, também, apresentam alto potencial de aplicação. Deste modo, esta proposta de pesquisa tem como objetivo sintetizar e caracterizar materiais a base de estanatos dos tipos MI2MIISn3O8:TR3+ e MI1,6MII1,6Sn2,8O8:TR3+ (MI: Li, Na e K; MII: Mg, Ca, Sr, Ba, Zn e Cd; TR3+: do Ce ao Yb) para investigar suas propriedades fotoluminescentes. Portanto, o projeto busca desenvolver os mecanismos de luminescência persistente destes materiais visando possíveis aplicações como dispositivos fotônicos (por exemplo, na região do NIR). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, JOSE MIRANDA; SANTOS PEDROSO, CASSIO CARDOSO; DE NICHILE SAULA, MATHEUS SALGADO; FRANCA CUNHA FELINTO, MARIA CLAUDIA; DE BRITO, HERMI FELINTO. Microwave-Assisted Preparation of Luminescent Inorganic Materials: A Fast Route to Light Conversion and Storage Phosphors. Molecules, v. 26, n. 10 MAY 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.