Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em Química a partir de pesquisa participante

Processo: 20/03233-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Beneficiário:Carolina Sotério
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/14496-4 - Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em química a partir de pesquisa participante, BE.EP.DD
Assunto(s):Ensino de química   Material didático   Estudantes universitários   Divulgação científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Pública de Ciência | Divulgação Científica | Ensino De Química | Química | Ensino de Química

Resumo

A Divulgação Científica (DC) tem um papel fundamental na disseminação de conteúdos de Ciência na sociedade. No entanto, é necessário que os autores que a fazem possuam instrução adequada, a fim de evitar a disseminação de informações pseudocientíficas e a perpetuação de uma comunicação ineficaz entre os pesquisadores e a comunidade. Tendo em vista a escassa disponibilidade de material didático no assunto, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre a temática para que possam ser fornecidas ferramentas que favoreçam a ocorrência de uma DC de excelência. Neste trabalho temos como objetivo elaborar e validar um material didático-instrucional sobre DC para estudantes de Química, com enfoque na escrita de Textos de Divulgação Científica (TDC). Para tanto, serão considerados os fundamentos da pesquisa participante. O corpus da investigação será constituído de quatro etapas: a primeira, dedicada à montagem institucional e metodológica, se pautará na definição das estratégias, dos participantes envolvidos (graduandos, pós-graduandos, jornalistas de Ciência e docentes, todos na área de Química) e área de atuação da pesquisa; a segunda, denominada estudo preliminar e provisório, irá se basear na investigação dos conhecimentos prévios dos participantes; na terceira, relacionada à análise crítica dos problemas considerados prioritários, serão realizadas reuniões grupais com os participantes para investigar diferentes aspectos da problemática; já a quarta e última etapa, referente à programação e execução de um plano de ação, será voltada à validação do material didático pelos participantes e outros especialistas da área. Neste processo, as percepções dos participantes coletadas durante as reuniões grupais serão submetidas à análise de conteúdo, a fim de promover uma discussão e comparação com a literatura a respeito dos assuntos que cerceiam a DC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)