Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das mutações prcd-PRA (5G>A), GRPRA1 (SLC4A3) e PRA2 (TTC8) responsáveis pela atrofia progressiva da retina em cães da raça Golden Retriever

Processo: 20/15284-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Paes de Oliveira Filho
Beneficiário:Giulia Gumiero Guiraldelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia veterinária   Técnicas de genotipagem   Mutação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença genética | Genotipagem | Mutações | Pra | Enfermidades genéticas

Resumo

O estudo das doenças de origens genéticas em animais domésticos se torna cada vez mais relevante, sobretudo em cães, uma vez que estes animais podem servir como modelos experimentais para estudos de certas doenças genéticas em humanos. Além disso, o reconhecimento clínico de algumas destas enfermidades pode ser um entrave ao Médico Veterinário e em algumas ocasiões o teste genético que confirmaria a etiologia da enfermidade está disponível apenas fora do país. Até o momento a prevalência das mutações responsáveis pela Atrofia Retiniana Progressiva em cães da raça Golden Retriever não foi verificada no Brasil, sendo assim, o objetivo deste estudo será avaliar a prevalência das mutações prcd-PRA (5G>A), GRPRA1 (SLC4A3) e PRA2 (TTC8) em cães da raça Golden Retriever brasileiros. Para tanto, serão utilizados DNAs purificados de amostras sanguíneas de 60 cães da raça Golden Retriever provenientes de canis ou de tutores brasileiros. Fragmentos do DNA com os pontos das mutações serão amplificados por reação em cadeia da polimerase (PCR) e submetidos ao sequenciamento gênico direto. A genotipagem destes animais será analisada utilizando os eletroferogramas obtidos dos sequenciamentos e comparados as sequências nucleotídicas depositadas no GenBankTM. A descoberta da frequência alélica desta mutação permitirá a orientação dos acasalamentos visando a redução de casos clínicos da doença e caso seja necessária, a implantação de medidas de controle para estas enfermidades em cães da raça Golden Retriever no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRECENTI-SANTANA, ANELIZE SOUZA; GUIRALDELLI, GIULIA GUMIERO; ALBERTINO, LUKAS GARRIDO; FERREIRA, JULIA FRANCO; ANDRADE, FABIANA MICHELSEN; BORGES, ALEXANDRE SECORUN; OLIVEIRA-FILHO, JOSE PAES. Allele frequency of SLC4A3 (PRA1), TTC8 (PRA2), and PRA-prcd mutations in golden retrievers in Brazil. FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, v. 9, p. 5-pg., . (20/15284-8)